Nota: 5/5
ISBN-13: 9788582864104 ISBN-10: 8582864108 Ano: 2017 / Páginas: 288 Idioma: português Editora: Vestígio
Sinopse: Paris, 1941. O país é ocupado pelo exército nazista e o medo invade as casas e as ruas francesas. O poder de Hitler se mostra absoluto e brutal na França… É durante um dos períodos mais turbulentos da História que a emocionante narrativa de Joseph e Maurice se desenrola. Irmãos judeus de 10 e 12 anos de idade, eles perambulam sozinhos pelas estradas, vivendo experiências surpreendentes, tentando escapar da morte e em busca da zona livre para ganhar a liberdade.Essa é uma história real, autobiográfica, cuja espontaneidade, ternura e humor comprovam o triunfo da humanidade e da empatia nos momentos mais sombrios, quando o perigo está sempre à espreita… Os meninos que enganavam nazistas conta a fantástica e emocionante epopeia de duas crianças judias durante a ocupação, narrada por Joseph, o mais jovem.
Os Meninos que Enganavam nazistas é um livro baseado em fatos reais, onde acompanhamos a vida de uma família de Judeus separados pela guerra, tentando sobreviver a perseguição dos alemães. A história se passa durante a segunda guerra mundial e é narrada sobre o ponto de vista de Joseph, o filho mais novo da família. Aos dez anos de idade Joseph era um garoto comum, que vivia fazendo travessuras de criança junto com seu irmão e melhor amigo Maurice de apenas doze anos. Quando um dia, as tropas alemães começam a frequentar mais o seu bairro, até que a família se vê obrigada a se separar para não acabar em um campo de concentração. O pai de Joseph determina que os dois partirão sozinhos, rumo a França livre dos alemães para salvar suas vidas e jamais revelaram que são judeus. Na manhã seguinte os dois garotos pegam o primeiro trem que irá leva-los para atravessar a fronteira.
Eles sabem o perigo que estão correndo principalmente por serem duas crianças no mundo perigoso que se tornou por causa da guerra e o decorrer da história muitas coisas acontecem aos dois meninos, encontros, reencontros, perigos enfrentados, muito medo e trabalho duro.
Uma história em que duas crianças tem que fugir e aprender a se defender sem nem ao menos entender por quê de estarem fugindo. Um ponto tocante é o fato de Joseph nem saber o que é um judeu mas logo entende que nunca deve confirmar sua origem. Joseph Joffo é o caçula da família e o livro foi escrito por ele, uma história triste e tocante onde podemos ver a perseguição dos alemães e ler mais sobre aqueles dias sombrios. A capa conta bem sobre a história e a diagramação do livro está impecável. Recomendo para todos pois este é um livro que fala sobre a realidade da guerra.