top of page

Resenha - Dumplin'


Nota: 4.5/5

ISBN-13: 9788558890311 ISBN-10: 8558890315 Ano: 2017 / Páginas: 336 Idioma: português Editora: Valentina

Páginas: 300

Sinopse:

Especialmente para os fãs de John Green e Rainbow Rowell, apresentamos uma destemida heroína e sua inesquecível história sobre empoderamento feminino, bullying, relação mãe e filha, e a busca da autoaceitação. Sob um céu estrelado e ao som de Dolly Parton, questões como o primeiro beijo, a melhor amiga, a perda de alguém que amamos demais e “estou acima do peso e ninguém tem nada com isso” fazem de Dumplin’ um sucesso que mexerá com o seu coração. Para sempre. Gorda assumida, Willowdean Dickson (apelidada de Dumplin’ pela mãe, uma ex-miss) convive bem com o próprio corpo. Na companhia da melhor amiga, Ellen, uma beldade tipicamente americana, as coisas sempre deram certo... até Will arrumar um emprego numa lanchonete de fast-food. Lá, ela conhece Bo, o Garoto da Escola Particular... e ele é tudo de bom. Will não fica surpresa quando se sente atraída por Bo. Mas leva um tremendo susto quando descobre que a atração é recíproca. Ao contrário do que se imaginava – a relação com Bo aumentaria ainda mais a sua autoestima –, Will começa a duvidar de si mesma e temer a reação dos colegas da escola. É então que decide recuperar a autoconfiança fazendo a coisa mais surreal que consegue imaginar: inscreve-se no Concurso Miss Jovem Flor do Texas – junto com três amigas totalmente fora do padrão –, para mostrar ao mundo que merece pisar naquele palco tanto quanto qualquer magricela.

 

Willowdean Dickson ou Dumplin' como sua mãe prefere chamá-la, é garota do ensino médio, muito fã de Dolly Parton graças a sua tia Lucy que já faleceu, que mora em uma pequena cidade chamada Clover City no Texas e é lá que acontece o concurso Miss Jovem Flor do Texas organizado pela mãe de Willowdean. Will não está no padrão da sociedade, ela está bem acima do peso e sua mãe não deixa ela esquecer isso porém Will é totalmente segura de quem ela é e a mesma não precisa da aceitação de ninguém pois seu corpo é ótimo do jeito que está e ela é muito feliz assim. Até ela conhecer Bo Larson, um cara lindo de colégio particular e que trabalha na mesma lanchonete que ela. Bo e Willowdean acabam em um relacionamento escondido e isso começa afetar sua autoestima pois ela não consegue relaxar quando ele toca sua cintura e essa relação acaba abalando quem Will é e no que acredita.

E é então que ela decide participar do concurso e com ajuda de sua amiga El tudo pode ficar mais fácil porém Willowdean acaba incentivando outras garotas que também não estão no padrão de beleza da sociedade e ela se sente responsável por cada uma. E no meio do concurso acaba tendo uma discussão com sua melhor amiga, agora Will vai poder ver um mundo diferente, fazer novas amizades e tentar superar a morte de Lucy que ela tanto amava. Will aos poucos irá recuperar sua autoestima além de ter que aprender a lidar com novas situações sem ajuda de El, ela vai ter que ter mais consciência de si e claro, escolher entre dois caras incríveis. Dumplin' foi uma leitura muito boa e que me surpreendeu muito, mostra a realidade do bullying e como as pessoas podem ser cruéis em relação a aparência.

A escrita da Julie Murphy é gostosa de ler pois ela traz uma narrativa bem fluída e com vários diálogos. Amei a edição da editora Valentina, com páginas amareladas e um bom tamanho de fonte e sem erros de revisão. E essa capa? Linda! Recomendo!


bottom of page